Em um cenário de transformação digital cada vez mais acelerada, a fiscalização das contas públicas enfrenta um novo e complexo desafio: como utilizar a Inteligência Artificial (IA) de forma precisa e segura? Para responder a essa questão bastante atual, a quarta edição de 2025 do programa Tardes de Conhecimento reuniu especialistas para a capacitação de auditores com o uso de técnicas avançadas para a criação de prompts, que são os comandos direcionados às ferramentas de IA e que representam a chave para extrair o máximo potencial da nova tecnologia. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.
Realizado nesta quarta-feira (15/10), o encontro virtual voltado para a qualificação profissional é uma iniciativa da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), em parceria com a Associação de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP). Um estudo recente mostra que a maior dificuldade para adoção dos recursos da IA nas organizações se concentra na falta de trabalhadores qualificados.
O objetivo da formação foi o de orientar como estruturar comandos eficazes, capazes de instruir a IA a executar tarefas complexas, a exemplo da análise de editais de licitação em segundos, identificar padrões suspeitos em grandes volumes de dados ou verificar a conformidade de contratos administrativos de gestão pública, entre outras situações. De acordo com especialistas no assunto, não resta dúvida de que a IA vai transformar processos e trazer eficiência em vários campos de trabalho profissional.
O palestrante convidado dessa edição do Tardes de Conhecimento foi Jonas Gomes de Sousa, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará, formado em Ciências Econômicas, especialista em Auditoria Financeira, mestre em Segurança Pública e doutorando em Administração Pública. Durante sua apresentação, ele alertou para a importância de dominar a técnica de uso da IA como elemento decisivo para a evolução do controle externo. Segundo Jonas, a Inteligência Artificial é apontada como a tecnologia que vai trazer grandes transformações, gerando eficiência, novos modelos de negócios e mudanças culturais em todo o mundo.
“A Inteligência Artificial já é uma realidade no apoio às auditorias. Saber construir prompts adequados é fundamental para extrair respostas precisas e seguras, evitando interpretações equivocadas que possam comprometer as análises críticas”, ensinou Jonas.
A construção de um bom prompt, segundo o especialista, exige clareza e contexto, estratégias que foram apresentadas durante o encontro para evitar respostas imprecisas e garantir a confiabilidade dos resultados. O palestrante destacou que o padrão mínimo que todo prompt deve ter inclui os seguintes elementos e a orientação de comando do prompt: “Pessoa - descreva a pessoa ou papel que a IA deve assumir; Roteiro - defina a tarefa que deve ser realizada; Objetivo - informe o objetivo do prompt e o que se espera como resultado; Modelo - especifique o formato ou estrutura que a resposta da IA deve seguir; Panorama - forneça informações contextuais relevantes para ajudar o modelo a gerar uma resposta mais precisa e específica; e, Transformação - você deve refinar e iterar o prompt com base na resposta obtida”.
A mediação do Tardes de Conhecimento foi conduzida por João Henrique Florence, auditor de Controle Externo do TCMSP desde 2006, graduado em Administração Pública pela FGV-SP, sendo pós-graduado em Administração Pública pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP. Ao coordenar os trabalhos do encontro, ele reforçou a necessidade de adaptação dos profissionais no domínio dessa nova tecnologia.
“Estamos diante de uma transformação digital que exige atualização constante, por isso, eventos como este propiciado pelo programa Tardes de Conhecimento são essenciais para que os órgãos de controle acompanhem a evolução tecnológica e mantenham a qualidade das auditorias”, afirmou Florence.
Ao capacitar seus profissionais para dialogar com as novas tecnologias existentes no mercado, o setor de controle reafirma seu compromisso com a inovação, garantindo que a fiscalização dos recursos públicos se mantenha rigorosa e eficiente na era digital.
A íntegra dessa atividade segue disponível para consulta pelo canal da EGC no YouTube, bem como o registro de diversos outros eventos online promovidos pela Escola de Governo do TCMSP.
Saiba mais sobre a palestra: