História Constitucional da Alemanha: A Constituição Alemã da Igreja de São Paulo (1849) EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizadores/Docentes: Silvio Gabriel Serrano Nunes (Organizador) / Luis Eduardo Morimatsu Lourenço (Docente) e Silvio Gabriel Serrano Nunes (Docente)

Carga Horária Total: 3h

Data:16/09/2025

Horário: 19h às 22h

Dia da Semana: Terça-feira

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Agentes públicos federais, estaduais e municipais;
  • servidores(as) do TCM;
  • sociedade civil organizada;
  • estudantes e pessoas interessadas em Direito, em geral.

Eixos Temáticos:

  • direito público; 
  • direitos humanos; 
  • Cultura.

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

Contextualizar historicamente a Constituição de 1849, compreendendo os fatores sociopolíticos, econômicos e ideológicos que motivaram sua elaboração e rejeição, no contexto das revoluções liberais e da questão nacional alemã. Analisar criticamente os principais dispositivos da Constituição de Frankfurt, com especial atenção para os temas da soberania popular, divisão de poderes, direitos fundamentais, federalismo e a questão da chefia de Estado, a partir de uma discussão interdisciplinar (histórica, jurídica, filosófica e política). Destacar, ainda, a profunda influência exercida sobre outras experiências históricas pelas discussões empreendidas.

Competências a serem desenvolvida

  • Introdução à história do constitucionalismo.
  • Pensamento crítico e argumentação – Desenvolvimento da capacidade de analisar e debater ideias jurídicas, filosóficas e sociais presentes nos textos.
  • Análise jurídica e interpretação de textos.

Justificativa

A Constituição de Frankfurt de 1849 constitui um marco histórico e jurídico de excepcional importância no processo de formação dos Estados constitucionais modernos na Europa, fruto da Revolução de 1848–1849 e das deliberações da Assembleia Nacional de Frankfurt. A despeito de nunca ter sido efetivamente vigente, a Constituição de 1849 deixou um legado normativo, simbólico e doutrinário que influenciou diretamente os desenvolvimentos constitucionais subsequentes, tanto na Alemanha quanto em outras experiências europeias, sendo amplamente avaliada como uma constituição extremamente vanguardista para seu contexto.

Do ponto de vista teórico, o estudo da Constituição de Frankfurt permite uma análise crítica das tensões entre constitucionalismo liberal, soberania popular, monarquismo e direitos fundamentais. O curso se justifica pela necessidade de promover uma leitura aprofundada, interdisciplinar e contextualizada da Constituição de 1849, à luz dos debates filosófico-políticos do século XIX, da tradição do constitucionalismo europeu e da historiografia jurídica contemporânea.
 

Conteúdo Programático

Aula 1 (19h às 20h30) – O Contexto Histórico das Primavera dos Povos, o Parlamento de Frankfurt e a Elaboração da Paulskirchenverfassung
Professor Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes

Aula 2 (20h30 às 22h)- Organização do Estado, dos Poderes e o Rol dos Direitos Fundamentais na Paulskirchenverfassung
Professor Dr. Luis Eduardo Morimatsu Lourenço
 

Metodologias:

  • Debates (indagação) 
  • Aula expostitiva

Avaliação

  • Frequência
  • Participação em aula
     

Referências Básicas

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes; SARLET, Ingo Wolfgang. Hitstória Constitucional da Alemanha: da Constituição da Igreja de São Paulo à Lei Fundamental. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2021.

KOCH, H. W. A constitutional history of germany in the nineteenth and twentieth centuries. Londres e Nova York: Longman, 1984.

STOLLEIS, Michael. Public Law in Germany: A Historical Introduction from the 16th to the 21st Century. Oxford: Oxford University Press, 2017.


Breve Currículo

Organizador e professor: Silvio Gabriel Serrano Nunes (Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico da UNISA).

Professor: Luis Eduardo Morimatsu Lourenço (Graduado em Direito e Filosofia. Mestre e Doutor em Filosofia. Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Teoria e Análise econômica.)

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.