Ciclo Mudanças Climáticas e os Desafios das Cidades: Infraestrutura, Natureza e Clima - soluções para uma maior resiliência urbana e Justiça Socioambiental EGC - Eventos inscrições abertas

As inscrições se encerram no dia 12/08.

Organizadores: Egle Monteiro; Cristiano Capellani Quaresma; Mariana Cury; Rosane S. Keppke.

Palestrantes: Cristiano Capellani Quaresma; Andreza Portella Ribeiro; João Alexandre Paschoalin Filho.

Mediadoras: Egle Monteiro e Harmi Takiya.

Data/Dia da Semana: 14/08/2025 / quinta-feira

Horário: das 14h30 às 16h30

Carga Horária Total: 2h

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Servidores públicos em geral e Auditores de Controle Externo que atuam no tema;
  • Conselheiros participativos;
  • Pesquisadores e estudantes;
  • Pessoas interessadas em políticas integradas de planejamento urbano e ambiental.

Eixo Temático:

  • políticas públicas (educação, saúde, urbanismo, meio ambiente, gênero, redução das desigualdades e direitos humanos).
     

Evento validado para servidores de carreira da Prefeitura de São Paulo.

 

 

 

Fazer inscrição

 

Descrição e objetivo do evento:
Este evento propõe um debate interdisciplinar sobre abordagens especializadas para a sustentabilidade ambiental e urbana, explorando conceitos e aplicações tais como serviços ecossistêmicos, soluções baseadas na natureza e tecnologias voltadas para cidades e construções sustentáveis. Em pauta vai estar a aplicação prática no planejamento urbano e na promoção da saúde ambiental, destacando estratégias para mitigar impactos da poluição e fortalecer a resiliência dos espaços urbanos. Especialistas, pesquisadores e gestores públicos vão trocar experiências e conhecimentos que impulsionam políticas e ações voltadas para um futuro mais sustentável.
 

Principais Tópicos:

  1. Serviços Ecossistêmicos e Soluções Baseadas na Natureza;
  2. Práticas sustentáveis em planejamento urbano e saúde ambiental;
  3. Tecnologias em cidades e construções sustentáveis.

Objetivo: promover a troca de conhecimento e experiências sobre abordagens avançadas para a sustentabilidade urbana e ambiental, reunindo especialistas para discutir soluções baseadas na natureza, planejamento sustentável e tecnologias para cidades resilientes.

Objetivo específico: apresentar e debater práticas sustentáveis no planejamento urbano e na saúde ambiental, destacando desafios e oportunidades para a promoção da sustentabilidade, resiliência e inteligência das cidades; explorar o papel das tecnologias verdes, azuis e cinzas na promoção de ambientes urbanos mais equilibrados; incentivar o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, gestores públicos e profissionais do setor para fomentar políticas e ações concretas.

Justificativa: Diante dos desafios das mudanças climáticas, degradação ambiental e expansão urbana deletéria, há necessidade crescente de estratégias eficazes para promover a sustentabilidade, a inteligência e a resiliência. Este encontro é uma oportunidade de criação e fortalecimento de redes de colaboração entre pesquisadores, gestores e profissionais, integrando ciência, tecnologia e gestão pública em busca de políticas e iniciativas práticas que possam ser efetivamente implementadas.

Metodologia: Webinar online síncrono com exposição dialogada entre o palestrante, a mediadora e os participantes em tempo real.

Conteúdo Programático:

  1. Serviços Ecossistêmicos e Soluções Baseadas na Natureza;
  2. Práticas sustentáveis em planejamento urbano e saúde ambiental.
  3. Tecnologias em cidades e construções sustentáveis.
     

Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA, M. C. N.; QUARESMA, C. C. Intervenções urbanas em áreas periféricas brasileiras: uma revisão sistemática de literatura. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 14, e20210270, 2022.

SILVA, L. M. et al. Assessment of four urban forest as environmental indicator of air quality: a study in a brazilian megacity. Environmental Science and Pollution Research, [s. l.], v. 29, p. 80562–80572, 2022..

PASCHOALIN FILHO, J. A.; SILVEIRA, F. F.; LUZ, E. G.; OLIVEIRA, R. B. Comparação entre as massas de resíduos sólidos urbanos coletadas na cidade de São Paulo por meio de coleta seletiva e domiciliar. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 19-33, 2014.

KEPPKE, Rosane Segantin; WAISSMAN, Rafael Peçanha; NASCIMENTO, Gisela Coelho; MONTEIRO, Egle; PIETRO, Eduardo Di; TAKIYA, Harmi. Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo: reflexões sobre indicadores territoriais de Urbanismo. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 31–44, 2021. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i7.9. Disponível em: https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/article/view/9. Acesso em: 12 jun. 2025.

Metas e Resultados: Alcançar um público diversificado que atua em diferentes políticas setoriais, que não só Urbanismo e Meio Ambiente.

Indicadores: Ao menos 40% dos participantes sejam atuantes em políticas setoriais exceto Urbanismo e Meio Ambiente.


Breve Currículo

Cristiano Capelani Quaresma
Professor Titular da Universidade Nove de Julho. Pós-doutorando (USP - EEL). Possui doutorado, mestrado, bacharelado e licenciatura em Geografia (UNICAMP). Especializado em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica. Pesquisador focado em Análise Socioambiental e Dinâmica territorial das áreas urbanas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Andreza Portella Ribeiro
Professora da Universidade Nove de Julho. Possui doutorado em Tecnologia Nuclear Aplicações - Química Analítica Ambiental (USP). Suas pesquisas estudam políticas relacionadas à poluição e ao Planejamento urbano-ambiental sustentável. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

João Alexandre Paschoalin Filho
Professor Titular da Universidade Nove de Julho. Possui pós-doutorado em Ciências (Universidade do Porto), bacharelado (UFLA), doutorado e mestrado em Engenharia Agrícola (UNICAMP). É membro de grupos de pesquisa da Universidad de Medellín e University of Haifa, entre outras. É editor associado e revisor de periódicos científicos.

Egle Monteiro
Coordenadora do Observatório de Políticas Públicas da EGC/TCMSP

Harmi Takiya
Coordenadora Adjunta do Observatório de Políticas Públicas da EGC/TCMSP

Mariana Cury
Coordenadora de Eventos da EGC/TCMSP

Rosane Segantin Keppke
Editora adjunta da Revista Simetria do TCMSP

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.